Artigos

As principais reações à escolha de Kamala Harris como vice de Joe Biden

Crédito: AFP

A senadora democrata Kamala Harris em audiência no Senado em 15 de janeiro de 2019. - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos (Crédito: AFP)

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, nomeou nesta terça-feira Kamala Harris, senadora da Califórnia, como companheira de chapa para enfrentar Donald Trump nas eleições de 3 de novembro. Seguem abaixo as principais reações de políticos e celebridades:

– Donald Trump –

O presidente americano publicou um vídeo no Twitter em que questiona Kamala e a chama de falsa. “Kamala Harris fez campanha para se tornar presidente correndo para os braços da esquerda radical”, diz o vídeo, em que ela é acusada de ter pedido novos impostos no valor de “trilhões”.

Trump se diz “surpreso” por escolha de Kamala Harris como vice de Biden

Kamala Harris sob escrutínio por seu passado como procuradora da Califórnia

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump se disse surpreso com a escolha de Biden e criticou o que chamou de desempenho fraco da senadora nas primárias democratas.

– Barack Obama –

O ex-presidente, que teve Biden como seu vice nos oito anos de seu mandato, afirmou que o candidato democrata “acertou em cheio com esta decisão”, em extensa declaração no Twitter. “Joe tem agora uma companheira ideal para ajudá-lo a abordar os desafios reais que os Estados Unidos enfrentam”, assinalou Obama, afirmando que Kamala “está mais do que preparada” para o cargo.

Obama também mencionou a experiência pessoal e profissional da senadora, destacando que “Kamala passou sua carreira defendendo a nossa Constituição e lutando pelas pessoas que precisam de um tratamento justo”.

– Hillary e Bill Clinton –

A ex-candidata presidencial democrata Hillary Clinton disse estar “emocionada em dar as boas-vindas a Kamala Harris para uma candidatura democrata histórica. Ela já demonstrou ser uma funcionária e líder incrível, e sei que será uma parceira forte para Joe Biden”, tuitou.

O ex-presidente Bill Clinton, marido de Hillary, comemorou o que chamou de “uma grande escolha”.

– Bernie Sanders –

O senador de Vermont Bernie Sanders, duas vezes candidato à presidência e cujas políticas progressistas empurraram o moderado Biden para a esquerda, cumprimentou Kamala, ex-oponente nas primárias democratas.

“Ela entende o que é necessário para defender os trabalhadores, lutar por atendimento médico universal e derrubar o governo mais corrupto da História”, tuitou. “Vamos pôr mãos à obra e vencer.”

– Susan Rice –

“A senadora Kamala é uma líder forte e inovadora”, afirmou Susan Rice, ex-assessora de Segurança Nacional de Barack Obama e uma das favoritas ao posto de companheira de chapa de Biden. “Estou certa de que a dupla Biden-Kamala será vencedora”, tuitou, prometendo apoio.

– Mindy Kaling –

“Já houve um dia mais emocionante?”, questionou a atriz Mindy Kaling no Twitter. “Para todo o nosso país, claro, mas, principalmente, para minhas irmãs negras e índias, muitas de nós que passaram a vida inteira acreditando que alguém que se parece conosco nunca poderia ocupar um cargo elevado”, publicou, referindo-se às raízes de Kamala, americana filha de imigrantes.

– LeBron James –

O astro da NBA LeBron James tampouco conteve a emoção, e tuitou uma série de emojis de aplausos. “Amo ver e apoiar isto!”, comemorou o jogador do Los Angeles Lakers.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?