Filha do comandante Rolim Amaro (1942-2001), polêmico fundador da aérea TAM, a empresária Maria Cláudia Amaro parece determinada a escrever sua história no mundo dos negócios, mas pelo caminho do ensino.

Ex-presidente do conselho da companhia do pai, que hoje opera como Latam e de controle chileno, ela acaba de transformar em um sistema de franquias a sua rede Rhyzos Educação, empresa voltada a iniciativas de formação em educação básica no Brasil.

A Rhyzos, criada por ela em 2014, atua por meio de pesquisa de práticas educacionais em todo o mundo e oferece workshops que exploram essas inovações, como design thinking e bilinguismo. Com isso, ela espera multiplicar sua marca pelo País, sem depender de crescimento com unidades próprias. Apesar do isolamento social e dos impactos da pandemia no setor educacional, Maria Cláudia lançou neste ano também o Twice, método de ensino bilíngue para escolas regulares.

O sistema já nasceu com adesão de 20 instituições em seis estados: Acre, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo ela, o seu interesse pela educação cresceu a partir do momento em que se tornou mãe. A inspiração para o Twice surgiu após se envolver em um projeto social na periferia paulistana. “A lacuna social começou a me incomodar muito e passei a visitar diversas iniciativas para ver o que acontecia na educação, aprendendo com quem inova”, disse a empresária. “Rodei meio mundo e decidi que tinha de seguir em frente nessa área.”

(Nota publicada na edição 1202 da Revista Dinheiro)