Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, Austrália, Congo, Indonésia, Peru e Índia. Nessa lista, os dez países com mais florestas em seu território por ordem decrescente. Juntos representam 66% dos 4,06 bilhões de hectares (ha) cobertos por árvores do mundo. Mas há que ser feito um adendo: como se pode ver no mapa, a Europa tem uma importante cobertura de floresta boreal, mas as pequenas dimensões dos seus países não os tornam relevantes individualmente a ponto de colocá-los no ranking da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Considerando a área total global e levando-se em conta que 1 ha é praticamente a mesma área de um campo de futebol, a primeira impressão é que com mais de 4 bilhões de campos de futebol só de florestas, os ambientalistas estão pesando na tinta ao defender a preservação das árvores.

Mas o problema que toca diretamente o Brasil foi apontado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e por cientistas independentes: a maior floresta do mundo, a Amazônica, está muito próxima do ponto de inflexão, o que a levaria a rápida desertificação.

“Além da perda da vida selvagem, os efeitos em cascata da perda da floresta tropical amazônica alterariam as chuvas em todo o hemisfério”, disse Mark B. Bush, do Instituto de Tecnologia da Flórida, em artigo publicado na revista científica Annals of the Missouri Botanical Garden.

Evandro Rodrigues

(Nota publicada na edição 1266 da Revista Dinheiro)