No pregão de 13 de setembro, um dia após o lançamento dos novos iPhones XR, XS e XS Max, a Apple atingiu valor
de mercado de US$ 1,13 trilhão. Pouco mais de dois meses se passaram desde então e a empresa já perdeu quase
US$ 290 bilhões em tamanho – estava avaliada em US$ 844 bilhões na terça-feira 20. O motivo? As vendas dos novos smartphones estão bem longe das previsões da companhia. De acordo com o The Wall Street Journal, a Apple já reduziu o pedido de produção dos aparelhos, impactando toda a cadeia de fornecedores em âmbito global. Na Ásia, a Foxconn cortou horas extras e a Japan Display cortou estimativas de lucro. O principal motivo para a queda nas vendas é o preço. Os celulares saem entre US$ 749 até US$ 1.449. Outro fator que gera preocupação é uma possível regulamentação das empresas de tecnologia pelo governo americano. “Eu não sou um grande fã de regulamentação”, disse Tim Cook, CEO da Apple, em entrevista no domingo 18. “Acredito muito no livre mercado. Mas temos de admitir quando isso não está funcionando. E não funcionou aqui”, afirmou, referindo-se ao poder alcançado pelas gigantes tecnológicas.

(Nota publicada na Edição 1097 da Revista Dinheiro)