O Natal está chegando e, com ele, as luzes que enfeitam as árvores natalinas e casas. No entanto, a instalação e a presença das luzes exigem uma série de cuidados a fim de zelar pela segurança de pessoas. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), esse tipo de luminária pode oferecer riscos como choque elétrico e incêndio.

No Brasil, as luminárias natalinas são regulamentadas pelo próprio Inmetro. Elas somente podem ser comercializadas apresentando, em português, informações como: nome ou a marca ou o logotipo do fabricante/importador; tensão a que se destinam em volt (V) e potência máxima do conjunto em watt (W).

+ Vendas de Natal devem cair mais de 2%, diz Abrasce
+ Com alta de casos de covid, famílias cancelam planos de Natal e ano-novo

Veja abaixo as dicas do Inmetro para evitar acidentes.

1- Tensão elétrica: a primeira coisa que você deve verificar é se a tensão elétrica de sua decoração é compatível com a rede de energia. Ligar um conjunto de 117v em uma tomada 220 pode ocasionar a queima das lâmpadas e do transformador (se houver). Em casos mais extremos, vai fazer o disjuntor cair.

2- Lâmpada adequada para o ambiente: decorações natalinas próprias para o ambiente externo possuem um maior nível de segurança devido à exposição às intempéries;

3- Evite uso de adaptadores de plugues: os popularmente conhecidos “benjamins” ou “T” podem sobrecarregar as instalações elétricas. Também não faça “gambiarras” na fiação, do tipo emendas sem a devida isolação, ou a conexão com a rede elétrica sem tomadas adequadas.

4- Árvore de Natal com luzes (como as de fibra óptica ou tipo “abajur”): avalie as condições de fiações e seus plugues antes de ligá-las; produtos com fiação muito fina (expcialmente os importados) podem esquentar e derreter, ocasionando curtos circuitos.

5- Não coloque a árvore de Natal perto de cortinas: o calor das lâmpadas podem ocasionar fogo nos tecidos, especialmente os sintéticos e mais fininhos.

6- Cuidado com o uso de velas e outras decorações natalinas: não as posicione próximas à árvore de Natal e de outros materiais que possam propagar o fogo; hoje, esses objeto são feitos de material sintético muito delgado, que incendeiam ao menor sinal de calor.

7- Evite que crianças ou animais domésticos tenham contato direto com as luzes: especialmente quando as lâmpadas estiverem ligadas; tanto a luminosidade quanto o calor produzido por ela podem lesionar os olhos e mãos das crianças.

8- Desligue as lâmpadas: sempre que sair e ao dormir; isso evita que fiquem esquentando sem vigilância.

9- Luminárias tipo “mangueiras natalinas” com lâmpadas incandescentes e LED: elas devem ser usadas totalmente desenroladas; o posicionamento estendido faz com que não se sobreponham e assim não danifiquem com o calor ou o próprio peso.

10- Não compre produtos falsificados: as chances de ter acidentes aumentam, pois não passam por uma avaliação prévia.