Giro

Artigo em rádio pública dos EUA critica ‘populismo pandêmico’ de Bolsonaro

Crédito: Alan Santos/PR

A incapacidade de Bolsonaro e o crescente ritmo de infecções no Brasil colocam o mundo inteiro em risco, diz o texto (Crédito: Alan Santos/PR)

Um artigo publicado pelo cientista político, Robert Muggah, no site da NPR, uma rádio pública comandada pelo governo dos Estados Unidos, diz que o presidente Jair Bolsonaro se tornou “ameaça à saúde pública” com seu “populismo pandêmico”. Muggah, que é fundador do Instituto Igarapé e do SecDev, ressalta o estado crítico em que se encontra o Brasil neste momento da pandemia da covid-19, reflexo direto da falta de comando da principal liderança nacional.

O canadense apontou o “fracasso em retardar o surto, juntamente com uma campanha de vacinação anêmica”, o que, em sua visão, “não só criou uma tragédia doméstica, mas uma ameaça global em plena expansão”.

“O Brasil enfrenta dias sombrios pela frente. Os erros de Bolsonaro também estão colocando em risco os esforços globais para combater a pandemia. O pesadelo da covid-19 que se desenrola no Brasil é uma acusação contundente do populismo pandêmico. É também uma luz brilhante para outros líderes globais, incluindo nos EUA, para pressionar Bolsonaro para colocar sua casa em ordem antes que incendeie a de todos os outros”, apontou Robert Muggah.

+ Brasil segue na contramão do mundo e tem maior alta nos óbitos por covid
+ Governo registra 105 mil denúncias de violência contra a mulher
+ Governo barra novo cadastro para auxílio

“Grande parte da culpa pela desastrosa crise de saúde do Brasil está totalmente nas mãos do presidente de extrema direita do país, Jair Bolsonaro. No ano passado, ele minimizou a ameaça, divulgou teorias da conspiração, ridicularizou medidas de saúde, denunciou bloqueios, sabotou esforços de vacinação e até contraiu a doença”, arrematou Muggah.

Ele apontou os pedidos das principais autoridades para que o governo federal ajudasse no combate à pandemia, mas “o presidente e seu círculo de conselheiros exortaram seus apoiadores a resistir ao uso de máscara e defenderam o uso de hidroxicloroquina”, apesar da falta de comprovação cientifica sobre o poder de combate do remédio.

O perigo da variante de Manaus e a lentidão da vacina

Muggah ressaltou o perigo da variante de Manaus, conhecida como P.1, e que já se espalhou pelo Brasil e pelo mundo. Potencialmente mais transmissível do que o coronavírus comum, a mutação de Manaus, atinge em larga escala os jovens e pode limitar a eficácia das vacinas contra a covid-19.

Ele ressalta o sucesso do alcance do SUS em um país continental como o Brasil. “No entanto, Bolsonaro causou um curto-circuito na implementação da vacinação desde o início. O plano inicial de seu governo era fabricar 100 milhões de doses da vacina AstraZeneca [de Oxford], mas isso foi adiado. Ele então tentou apressar a distribuição da CoronaVac, uma vacina chinesa aprovada por institutos de pesquisa locais e apoiada pelo rival de Bolsonaro, João Doria, governador de São Paulo”, escreveu o cientista canadense.

Diante da inépcia do governo “pouco mais de 4 em cada 100 cidadãos receberam uma injeção, em comparação com mais de 24 nos Estados Unidos e 20 no Chile, de acordo com o Our World in Data, um site da Universidade de Oxford”.

Em comparação a períodos de pandemias anteriores, o articulista do NPR destaca que em 2010 mais de 100 milhões de pessoas foram vacinadas contra a H1N1, e isso em apenas três meses. Se o ritmo atual da imunização contra a covid prosseguir, nem todos os brasileiros estarão vacinados contra a covid-19 até 2024.

O artigo pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus apoiadores bolsonaro B.1.1.7 BioNTech bolsominions Bolsonaro Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação casos de coronavírus no brasil censo covid colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? conecta recife vacina covid coronavírus coronavírus amazonas coronavírus Brasil coronavírus cura coronavírus df coronavírus es coronavírus hoje coronavírus rs coronavírus são Paulo coronavírus são Paulo hoje coronavírus variante CORONAVÍRUS/SP/VACINAÇÃO/IDOSOS covid no df Covid variantes crise vacinação cronograma vacina covid sp drogaria sao Paulo teste covid estirpe exme covid falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos g1 coronavírus no brasil hoje gripezinha grupo de risco imunizantes brasil Jair Bolsonaro linhagem linhagem coronavírus linhagem covid Mutações covid Brasil mutações SP notifica covid nova variante do coronavírus o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? O que significa variante do coronavírus pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pdde interativo questionário covid pets hospedeiros Pfizer Plano São Paulo pLANO sp pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? profilaxia covid quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil quantos casos de coronavírus no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi seade coronavírus sintomas da covid 19 no inicio sipni campanha covid site vacinação swab covid teste covid teste covid araujo teste de covid uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina covid fortaleza vacina doses mutações vacina drive thru vacina idosos vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacina SP vacinação vacinação araraquara vacinação covid vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros valeforms covid variante covid variante do coronavírus worldometer coronavírus