Arrecadação federal tem novo recorde mensal em abril, com crescimento real de 10,9%

Arrecadação federal tem novo recorde mensal em abril (Crédito: REUTERS/Bruno Domingos)
BRASÍLIA (Reuters) – A arrecadação do governo federal teve alta real de 10,9% em abril sobre igual mês do ano passado, a 195,085 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira.
O resultado foi o maior para o mês da série da Receita corrigida pela inflação, com início em 1995, e veio acima dos 186,9 bilhões de reais estimados por analistas em pesquisa da Reuters.
Mastercard muda foco para Ásia e América Latina após proibição da Índia e saída da Rússia
Na disputa com a China, EUA fortalecerão investimentos e alianças com parceiros
Wall Street salta com resultados corporativos positivos e alívio sobre Fed
A alta foi mais uma vez liderada pelo crescimento da arrecadação do setor de combustíveis, sob o impacto do forte aumento do preço do petróleo no mercado internacional gerado pela guerra na Ucrânia.
Se considerada apenas a receita administrada pela Receita Federal, que engloba a coleta de impostos de competência da União, a arrecadação teve uma alta real de 7,36% no mês. No período, a arrecadação do setor de combustíveis saltou 142,4%, dando a maior contribuição absoluta (4,4 bilhões de reais) para a alta.
Já as receitas administradas por outros órgãos, que são sensibilizadas sobretudo pelos royalties decorrentes da produção de petróleo, aumentaram 47,63% acima da inflação em abril.
A Receita estimou que a arrecadação do PIS/Cofins sobre combustíveis e do IPI (que incide sobre produtos industrializados) sofreu uma redução de 2,2 bilhões de reais sobre o ano anterior decorrente dos cortes das alíquotas promovidos pelo governo para tentar conter a alta da inflação. Esse impacto foi parcialmente compensado por um aumento de 1,5 bilhão de reais em receitas atípicas de IRPJ/CSLL, cobrados das empresas.
No acumulado de janeiro a abril, o crescimento real da arrecadação foi de 11,05%, a 743,217 bilhões de reais, desempenho mais forte para o período na série.
Nos quatro primeiros meses do ano, os ganhos com royalties somaram 43 bilhões de reais, ante 28,7 bilhões de reais no mesmo período de 2021, o que representa uma alta de 49,8%. Já a tributação sobre o setor de combustíveis aumentou em 18,3 bilhões de reais (+147,7%).
Análise do fisco também vem apontando uma melhora na maior parte dos indicadores econômicos como fator por trás da alta da arrecadação. Em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi registrado ganho em venda de bens (+4,5%), venda de serviços (+11,4%), valor em dólar das importações (+26,2%) e valor das notas fiscais eletrônicas (+10,4%). Houve recuo na produção industrial (-2,5%).
O aumento da arrecadação tem contribuído para a melhora dos dados fiscais mais amplos do setor público este ano, levando o governo e analistas de mercado a revisar para baixo as projeções para o déficit primário do ano e para a dívida.
Economistas, no entanto, têm ressaltado que a melhora dos dados é mais associada a fatores conjunturais e destacam a preocupação com a trajetória das contas em meio a pressões constantes por mais gastos e ao baixo crescimento, e diante do enfraquecimento da regra do teto de gastos, que limita as despesas.
(Por Isabel Versiani)
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
agendamento receita federal alta arrecadação melhora dados fiscais alta do petróleo alta real de 10% alta real de 11% arrecadação arrecadação abril 2022 arrecadação abril 2022 governo federal arrecadação de impostos arrecadação de tributos arrecadação do governo federal arrecadação do PIS/Cofins arrecadação federal arrecadação federal aumenta arrecadação federal diminui aumento do preço do petróleo commodities Como baixar o IRPF 2022? Como consultar os dados da Receita Federal? Como saber se tenho que declarar Imposto de Renda 2022? consulta cpf crescimento arrecadação setor combustíveis crescimento real da arrecadação ecac ganhos com royalties R$ 43 bilhões no ano importação Imposto sobre Produtos Industrializados inflação IPI maior arrecadação abril desde 1995 maior arrecadação abril desde início série maior arrecadação abril história maior arrecadação abril início série 1995 Ministério da Economia PIS/Cofins sobre combustíveis Quem deve entregar declaração de Imposto de Renda 2021? real receita administrada pela Receita Federal Receita Federal Receita Federal arrecadação receita federal consulta receita federal cpf receita federal e-cac receita federal imposto de renda receita federal restituição resultado acima projetado analistas resultado correção inflação royalties produção de petróleo Tesouro Nacional tributos arrecadação tributos Receita Federal União Updated