Arrecadação federal tem alta real de 4,13% em maio e atinge recorde para o mês

Moedas de um real (Crédito: REUTERS/Bruno Domingos)
Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) – A arrecadação do governo federal teve alta real de 4,13% em maio sobre igual mês do ano passado, a 165,333 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira.
O resultado foi o maior para o mês da série histórica da Receita corrigida pela inflação, iniciada em 1995, com dado novamente impulsionado pela elevação do preço do petróleo.
+ Sinal de recuperação externa ampara alta do Ibovespa; risco fiscal fica no radar
De janeiro a maio, o crescimento real da arrecadação foi de 9,75%, a 908,551 bilhões de reais, desempenho mais forte para o período na série.
A alta foi mais uma vez liderada pelo crescimento da arrecadação do setor de combustíveis, sob o impacto do forte aumento do preço do petróleo no mercado internacional gerado pela guerra na Ucrânia.
Se considerada apenas a arrecadação administrada pela Receita Federal, que engloba a coleta de impostos de competência da União, houve alta real de 3,37% no mês. No período, a arrecadação do setor de combustíveis saltou 142,04%, dando a maior contribuição absoluta (4,112 bilhões de reais) para a alta.
Já as receitas administradas por outros órgãos, que são sensibilizadas sobretudo pelos royalties decorrentes da produção de petróleo, aumentaram 29,14% acima da inflação em maio.
Nos cinco primeiros meses do ano, os ganhos com royalties somaram 46,9 bilhões de reais, ante 32,4 bilhões de reais no mesmo período de 2021, o que representa uma alta de 44,9%. Já a tributação sobre o setor de combustíveis aumentou em 22,5 bilhões de reais (+146,7%).
Análise do fisco também vem apontando uma melhora na maior parte dos indicadores econômicos como fator por trás da alta da arrecadação. Em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi registrado ganho em venda de bens (+1,5%), venda de serviços (+9,4%), valor em dólar das importações (+30,8%), valor das notas fiscais eletrônicas (+5,3%) e massa salarial nominal (+20,1%). Houve recuo na produção industrial (-0,5%).
O governo vem usando a forte alta na arrecadação como argumento para reduzir tributos. Entre as iniciativas, já foram cortadas alíquotas de tarifas de importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e PIS/Cofins sobre diesel e gás de cozinha. Agora, o Executivo negocia com o Congresso novos cortes de tributos sobre combustíveis.
Em maio, a Receita estimou que a arrecadação do PIS/Cofins sobre combustíveis e do IPI sofreu uma redução de 3,6 bilhões de reais sobre o ano anterior decorrente dos cortes das alíquotas para tentar conter a alta da inflação. Esse impacto foi parcialmente compensado por um aumento de 2 bilhões de reais em receitas atípicas de IRPJ/CSLL, cobrados sobre ganhos das empresas.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
arrecadação 2022 analistas arrecadação 2022 campanha eleitoral arrecadação 2022 eleições 2022 arrecadação 2022 isenção de impostos impactos arrecadação 2022 riscos arrecadação maio 2022 arrecadação recorde maio 2022 Bolsonaro tributos Brasil entre campeões mundiais em complexidade tributária como funciona ICMS ICMS o que é? imposto sobre combustível alíquota imposto sobre combustível como baixar imposto sobre combustível como funciona imposto sobre combustível eleição 2022 imposto sobre combustível ganho consumidor imposto sobre combustível ICMS estados imposto sobre combustível inflação imposto sobre combustível proposta governo imposto sobre energia alíquota imposto sobre energia baixa renda imposto sobre energia conta de luz imposto sobre energia inflação imposto sobre energia população imposto sobre energia proposta governo imposto sobre energia redução imposto sobre produtos industrializados redução alíquota 2022 impostos alíquotas redução 2022 impostos governo federal 2022 IPI IPI 2022 IPI Cerveja Cigarro IPI eleições 2022 IPI externalidade 2022 IPI proposta governo 2022 processos administrativos e judiciais das esferas federal estadual e municipal 2022 prop ostas tributos eleições 2022 propostas impostos 2022 reforma tributária adiada 2022 tributos processos judiciais entre fisco e contribuintes 2022 Updated