Um escritório escocês de arquitetura divulgou planos para o segundo arranha-céu mais alto do mundo a ser construído em São Petersburgo , na Rússia. O Lakhta Center II terá 703 metros, enquanto o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa em Dubai, mede 828 metros, de acordo com um comunicado de imprensa dos arquitetos Kettle Collective.

+ China manterá fechado ‘prédio oscilante’ para realizar inspeções

No entanto, o futuro arranha-céu abrigará o andar ocupado e a galeria de visualização mais altos do mundo, com 590 metros. A título de comparação, o segundo edifício mais alto atual é a Torre de Xangai, com 632 metros. O Shard em Londres mede 310 metros.

O Lakhta Center II ficará nos arredores de São Petersburgo, próximo ao Lakhta Center original, que é o edifício mais alto da Europa com 462 metros de altura e abriga a sede da empresa de energia Gazprom. De acordo com Tony Kettle, líder de design do projeto “o novo Lakhta Center será um modelo de design sustentável para projetos globais de arranha-céus”.

O Lakhta Center original foi o primeiro arranha-céu de São Petersburgo, medindo 300 metros. A torre de 87 andares gira 90 graus desde sua fundação até o topo, como uma agulha em espiral. Isso o torna um dos exemplos mais altos do mundo de um projeto de arranha-céu “retorcido”.