Giro

‘Arma secreta’ do Homo sapiens ajudou prevenir sua extinção

Crédito: Arquivo/Natural History Museum

A criatividade permitiu ao homem anatomicamente atual desenvolver inovações tecnológicas e flexibilidade em seu comportamento. (Crédito: Arquivo/Natural History Museum)

Um artigo publicado por cientistas na revista “Nature” revelou que foi encontrado um conjunto de 267 genes no Homo sapiens que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade. Isso permitiu que eles se diferenciassem dos Neandertais e evitasse sua extinção.



+ Mudança climática favorece a extinção dos anfíbios, segundo comunicado

A criatividade permitiu ao homem anatomicamente atual desenvolver inovações tecnológicas e flexibilidade em seu comportamento. Também explica a disposição exploratória de expandir seus domínios e encontrar terras com melhores condições de sobrevivência.

Tudo isso também contribuiu para a evolução da autoconsciência e da cooperatividade. Esses dois últimos aspectos foram fundamentais para evitar a extinção, pois ofereciam ao Homo sapiens maior resistência ao envelhecimento, às lesões e às doenças.

Esses 267 genes recém-identificados deram ao Homo sapiens 30 a 40% mais adaptabilidade do que os neandertais. Isso sugere que a diferença na aptidão física entre as duas espécies era maior do que se pensava anteriormente.



Os primeiros primatas surgiram na Terra há 55 milhões de anos. Nossa árvore genealógica contou com a ascensão e desaparecimento de diversos antropoides, até o surgimento do Homo Sapiens e dos chimpanzés modernos. Nosso ancestral comum surgiu por volta de sete milhões de anos atrás.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?