Mundo

Argentina e México convocam embaixadores na Nicarágua para consultas após prisão de opositores

Argentina e México convocam embaixadores na Nicarágua para consultas após prisão de opositores

Policiais em ação de prisão de opositor na Nicarágua

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – Os governos de Argentina e México convocaram seus embaixadores na Nicarágua para consultá-los sobre a situação política no país após as recentes detenções de vários opositores ao presidente Daniel Ortega, informou na segunda-feira o Ministério de Relações Exteriores do México em nota conjunta. 

Nas últimas semanas, a polícia da Nicarágua prendeu 14 personalidades críticas ao atual presidente do país, entre eles vários pré-candidatos presidenciais e inclusive alguns ex-companheiros de Ortega na guerrilha sandinista. O último deles foi o jornalista Miguel Mora, na noite de domingo. 

Argentina e México anunciaram que os embaixadores Mateo Capitanich e Gustavo Cabrera, respectivamente, foram convocados a voltarem a seus países para “serem consultados sobre as preocupantes ações políticas-legais realizadas pelo governo nicaraguense nos últimos dias”. 

Segundo a nota, as medidas “colocam em risco a integridade e a liberdade de diversas figuras da oposição (incluindo pré-candidatos presidenciais), ativistas e empresários nicaraguenses”. 



Os governos argentino e mexicano, juntamente com Belize, Dominica e Honduras, se abstiveram de votar em uma recente resolução da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovada por 26 países e que condenou as ações de Ortega. Nicarágua e San Vicente e Granadinas votaram contra.

Os dois países explicaram no comunicado que irão se manter atentos à evolução dos acontecimentos na Nicarágua. Além disso, mostraram sua disposição para colaborar construtivamente na promoção do diálogo para que os próprios nicaraguenses superem o conflito de maneira pacífica. 

(Reportagem de Noé Torres)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5K19T-BASEIMAGE

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago