BUENOS AIRES (Reuters) – O governo argentino anunciou nesta quarta-feira que aumentará a proporção obrigatória de biodiesel utilizado na mistura com combustíveis fósseis para suprir a maior demanda local por diesel, principalmente do setor agroexportador.

Em meio a um déficit energético prolongado que afeta a balança argentina, o Ministério da Energia aumentará em 50% a mistura obrigatória para pequenas e médias empresas, para 7,5%.

Governo ainda não tem previsão para retorno de mistura de 14% do biodiesel

Por outro lado, um decreto permitirá que todas as empresas fornecedoras utilizem temporária e excepcionalmente 5 pontos percentuais adicionais de biodiesel na mistura com o diesel, segundo comunicado do Ministério da Economia, o que elevaria a proporção de biodiesel para 12,5%.

“A conjuntura energética mundial hoje apresenta cenários de escassez aliados aos altos preços do gasóleo (diesel), a procura interna de gasóleo tem enfrentado aumentos de mais de 14% durante os primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior”, disse a pasta econômica.

A Argentina, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, é um dos maiores exportadores mundiais de biodiesel feito de óleo de soja.

(Por Walter Bianchi)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5E0R9-BASEIMAGE