Apesar de ser uma das marcas mais reconhecidas do País quando o assunto é moda masculina, a Aramis entende que é preciso se reinventar para não ficar para trás. Comandada por Richard Stad, a marca comemora 25 anos em meio a uma grande crise econômica mundial. Para o CEO, a mudança de propósito da marca em meio a um momento turbulento exigiu coragem, principalmente na decisão de manter os planos para o ano. “O maior desafio foi ressignificar 2020. Toda crise é passageira. Mas, durante esse período, o que não podemos deixar terminar é a cultura e o caixa da empresa”, afirmou Stad.

Tendo o segundo trimestre do ano como o grande vilão dos resultados financeiros, quando teve suas 41 lojas próprias e 50 franquias fechadas, a companhia prevê concluir 2020 com faturamento de R$ 218 milhões, 26% abaixo dos R$ 296 milhões totalizados no ano passado. Manter os investimentos é estratégia para um 2021 mais robusto e lucrativo. As mudanças da empresa fundada em 1995 pelo empresário francês Henri Stad vão além da troca do logotipo. A grife masculina registrou, ao longo dos últimos anos, uma tendência maior no consumo de moda casual – com crescimento na venda de camisetas de 30% ao ano. E isso se intensificou com a pandemia. A nova proposta da marca, agora focada no homem contemporâneo, também engloba uma reestruturação do e-commerce feita no final de outubro. De abril a setembro, o canal teve alta de 338%.

Com investimento de R$ 5 milhões na inauguração de quatro lojas, duas próprias e duas franqueadas, a companhia também ampliou o time de marketing e aposta no lançamento mensal de novas coleções, como a linha antiviral, que promete combater o coronavírus, e a linha desenvolvida com tecnologia da Nasa, biodegradável e termorreguladora. Esse uso de tecnologia também é prometido para as lojas físicas. Para janeiro de 2021, uma loja própria será lançada seguindo um novo projeto: ambientes integrados com o digital e proporcionando uma nova experiência de marca. Ao longo do ano, quatro franquias também devem ser abertas com o mesmo propósito. “O homem está evoluindo. Temos de evoluir junto”, disse Stad.