Giro

Aquecimento Global: Ponto irreversível já pode ter sido atingido

Crédito: Reprodução/Pexels

Só a evolução dos próximos anos permitirá determinar se ainda podemos salvar o gelo marinho do ártico presente durante todo o ano (Crédito: Reprodução/Pexels)

Muitos se tem falado no aquecimento global. O mundo já percebeu que é preciso fazer urgentemente alguma coisa, mas a questão que se coloca é se ainda vamos a tempo. De acordo com cientista responsável da maior expedição científica realizada ao Polo Norte, o ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado.

Markus Rex, um dos principais especialistas no estudo do Ártico, afirmou que “só a evolução dos próximos anos permitirá determinar se ainda podemos salvar o gelo marinho do ártico presente durante todo o ano, graças a uma proteção coerente do clima, ou se já ultrapassamos este importante ponto de inflexão do sistema climático”.

+ Planeta está queimando e BCs precisam agir contra aquecimento global, diz Lagarde

O desaparecimento da camada de gelo no Ártico é uma das primeiras minas num campo minado, um dos pontos de observação que acionamos quando levamos o aquecimento longe demais. “Podemos realmente perguntar se ainda não pisamos nesta mina e já provocamos o início da explosão do campo minado”.



Se este ponto de inflexão já foi atingido, poderá desencadear efeitos nefastos “em cascata”, advertiu, chamando a atenção para o risco de “desaparecimento da calote glaciar da Groelândia ou do degelo de zonas cada vez maiores do Ártico”. O recuo da camada de gelo do ártico é considerado pelos cientistas o “epicentro do aquecimento global”, segundo Markus Rex.

Durante 389 dias, a missão estudou alternadamente a atmosfera, o oceano, a camada de gelo e o ecossistema do ártico, para recolher dados e avaliar o impacto das alterações climáticas na região e no mundo inteiro.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km