Aplicativos de entregas, em Nova Iorque, em breve podem ter que arcar com os custos relacionados a acidentes envolvendo seus funcionários, de acordo com o jornal The Post. Uma proposta do Conselho Municipal exigiria que os aplicativos cobrissem os custos diretos de um trabalhador relacionados a cuidados médicos e danos materiais, de acordo com o projeto de lei.

Se aprovada, Nova Iorque se tornaria a primeira cidade a exigir que as empresas de entrega de alimentos reembolsassem os entregadores quando eles incorrerem em custos relacionados a um acidente. Embora o projeto não exija que as empresas forneçam seguro de responsabilidade, ele efetivamente forçaria as empresas a adquirir tais apólices, disse uma pessoa familiarizada com a proposta.

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“No maior mercado de entrega de alimentos do país, é absolutamente inaceitável que nossos drivers de aplicativos de alimentos não tenham cobertura universal contra acidentes”, disse o vereador  Mark Gjonaj ao The Post em um comunicado. “Não podemos esperar que nossos funcionários de entrega – muitos dos quais são de baixa renda – paguem pela cobertura comercial do próprio bolso ou renunciem totalmente a ela.”

Como os entregadores são contratados independentes, os aplicativos de entrega geralmente não são responsáveis ​​por acidentes. Isso mudaria de acordo com a proposta de Nova Iorque, se aprovada, transferindo pelo menos parte da responsabilidade dos custos diretos do motorista para os aplicativos de entrega.

Essa é a mais recente batalha dos legisladores nova-iorquinos contra os aplicativos de entrega que foram punidos por supostas práticas predatórias contra restaurantes – principalmente durante a pandemia, quando as comissões que as empresas cobram dos restaurantes foram limitadas – e, mais recentemente, contra seus próprios entregadores.

Em setembro, a Câmara Municipal aprovou um pacote de leis que melhoram as condições de trabalho dos entregadores, dando-lhes acesso aos banheiros dos restaurantes durante a coleta dos pedidos, proporcionando-lhes o pagamento mínimo por viagem – que entrará em vigor em 2023 – e exigindo maior transparência e divulgação de dicas.

Os entregadores começaram a se organizar durante a pandemia com a ajuda de um grupo chamado Los Deliveristas Unidos , cuja missão é defender os direitos dos trabalhadores. Um estudo recente conduzido por esse grupo com a Universidade Cornell descobriu que 49% dos entregadores relataram ter sofrido um acidente ou colisão ao fazer uma entrega e 75% disseram que pagaram por seus cuidados médicos com seus fundos pessoais.

As empresas de entrega já estão recorrendo das mudanças com uma ação contra os limites de comissão que a cidade quer tornar permanentes. A lei determina que o valor que os aplicativos podem cobrar dos restaurantes é no máximo de 15%, o que teria custado às empresas centenas de milhões de dólares, argumentou o processo.