Giro

Apple Watch: Deteção de queda salva a vida de um ciclista

Crédito: Reprodução/Pixabay

Um ciclista foi fazer uma volta noturna. Por volta da uma da manhã, uma queda forte fez disparar o sistema do Apple Watch que ativou o pedido de socorro. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Não é o primeiro caso, na verdade começa a ser muito normal este tipo de ações, tendo em conta a quantidade de Apple Watch que existem ativos no mundo. E foi um desses dispositivos que chamou o socorro quando um ciclista caiu, ficou inconsciente e sangrando na cabeça. Tudo isto foi detectado pelo sistema de Deteção de queda do smartwatch da Apple que chamou o 911 (192 no Brasil).

A polícia de Hermosa Beach no condado de Los Angeles, na Califórnia, foi chamada ao local que o relógio indicou aos serviços de emergência como sendo onde estaria o acidentado.

+ Ações da Apple disparam após fortes resultados e declaração sobre metaverso

A Apple equipou estes dispositivos com uma tecnologia que já foi creditada como salva-vidas. Quando o relógio detecta uma queda, inicia uma contagem decrescente de 60 segundos. Se estiver OK após a queda, pode parar a contagem antes de os serviços de emergência serem chamados.




Contudo, se estiver realmente inconsciente, o relógio da Apple fará uma chamada automaticamente para o número de emergência. Esta chamada irá informar os socorristas de que alguém sofreu uma queda difícil. O sistema automatizado também compartilha as coordenadas de onde ocorreu a queda com um raio de possíveis localizações.

Segundo informações, um ciclista foi fazer uma volta noturna na sua bicicleta elétrica. Por volta da uma da manhã, uma queda forte fez disparar o sistema do Apple Watch que ativou de imediato o pedido de socorro. A polícia respondeu a essa informação e descobriu um ciclista inconsciente na estrada com a cabeça sangrando. O ferimento exigiu vários dias de intternação no hospital para o ciclista.

A detecção de quedas funciona com o Apple Watch SE e Apple Watch Series 4 ou posterior. A Apple atualizou o software do relógio para melhorar o desempenho da detecção de quedas durante os treinos, incluindo o ciclismo. A otimização baseia-se no reconhecimento de movimentos e impactos específicos de quedas durante a prática de ciclismo e outras atividades. A atualização do watchOS 8 também permite a detecção de quedas apenas durante os treinos.


Se o Apple Watch Series 4 ou posterior detectar uma queda grave enquanto estiver utilizando o relógio, irá começar a vibrar, tocar um alarme e apresentar um aviso. Pode optar por contactar os serviços de emergência ou fechar o aviso ao pressionar o Fechar ou tocar em “Estou bem”.

Se o Apple Watch detectar que está em movimento, irá esperar que responda ao aviso e não entrará automaticamente em contacto com os serviços de emergência. Se o relógio detectar que está inerte há cerca de 1 minuto, irá efetuar a chamada automaticamente.

Quando a chamada terminar, o relógio envia uma mensagem aos contatos de emergência com a sua localização, para que saibam que o relógio detectou uma queda grave e que entrou em contato com os serviços de emergência. O relógio obtém os contatos de emergência a partir da Ficha médica.