A fabricante do setor de informática Apple vendeu mais de 300.000 tablets eletrônicos iPad nos Estados Unidos no sábado, dia de seu lançamento, cifra que vem de acordo com as previsões de alguns analistas, mas abaixo do esperado por outros.

A Apple informou em um comunicado que essa cifra inclui os envios solicitados com antecedência e as compras em lojas varejistas por todos os Estados Unidos.

A empresa também informou que no primeiro dia os usuários do iPad baixaram mais de 1 milhão de aplicações na App Store e mais de 250.000 livros eletrônicos da livraria iBookstore da empresa.

“É formidável lançar o iPad no mundo, vai mudar o estado das coisas” na informática, disse em comunicado o executivo-chefe da Apple, Steve Jobs.

“Os usuários do iPad, em média, baixaram mais de três aplicações e um livro nas primeiras horas depois de abrir seu novo iPad”, completou.

A Apple não tinha feito estimativas antes do lançamento do iPad, e os analistas divulgaram previsões diferentes em relação ao aparelho multimídia de tela sensível ao toque.

A maioria dos analistas previu que a Apple venderia de 300.000 a 400.000 iPads no fim de semana. Mas o Wall Street Journal citou o analista Gene Munster, do banco de investimentos Piper Jaffray, afirmando esperar vendas entre 600.000 e 700.000 unidades.

O Credit Suisse, que tinha previsto de 400.000 a 500.000 vendas do iPad em seu primeiro dia, informou que a cifra de 300.000 é “sólida para um só dia de vendas”.

O banco antevê que a companhia venderá 4,8 milhões de unidades em 2010 e 8,7 milhões no ano que vem, enquanto a analista Katy Huberty, do Morgan Stanley, espera seis milhões de unidades vendidas este ano.

O tablet com tela sensível ao toque de 24,6 centímetros (na diagonal) permite assistir a vídeos, escutar música, jogar, escrever e-mails e ler livros eletrônicos. Também permite acesso a 140.000 aplicações da loja eletrônica App Store, criada para o iPhone.

O modelo colocado à venda no sábado tem Internet Wi-Fi, enquanto que um modelo com telefonia 3G será colocado à venda ao público no final de abril.

O modelo mais barato, com conexão Wi-Fi e 16 GB de memória, custa 499 dólares nos Estados Unidos, enquanto o mais caro – que conta com conexão 3G e 64 GB de memória – custa 829 dólares.

As duas versões chegarão no fim de abril a outros nove países: França, Canadá, Grã Bretanha, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça, Japão e Austrália.

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