Quando a Apple fica muito tempo quieta, só atualizando seus produtos, algo novo está sendo cozinhado para revolucionar o mercado. Um registro de patente recente sobre um dispositivo que “projeta diretamente na retina” dá uma pista de que a empresa de Cupertino, no Vale do Silício, está maquinando seus óculos de realidade virtual ou aumentada para logo mais. E que talvez mire a projeção nos olhos no lugar de um display diretamente na lente. O motivo seria a privacidade, para ninguém xeretar na lente.

A Apple tem concorrentes fortes na dianteira do mercado, como o visor de realidade virtual Oculus Quest 2, o mais popular, muito usado em games e fitness, a partir de US$ 300, e o HoloLens 2, da Microsoft, por US$ 3,5 mil. A perspectiva para o futuro são acessórios mais leves, simples e não o monstrengo atual que mais parece um EPI.

Especula-se que o da Apple será algo mais Clark Kent, ou até algo como o designer Martin Hajek criou na imagem ao lado.

A ver…

(Nota publicada na edição 1249 da Revista Dinheiro)