Devido ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e a China, a Apple pediu à Foxconn, a sua principal fabricante chinesa, para deslocar parte das linhas de produção do iPad e MacBook para o Vietnã.

Segundo especialistas, a gigante de Cupertino procura diversificar a localização das suas fabricantes, de forma a aliviar os impactos da guerra comercial. Ao que tudo indica, a Foxconn já está preparando as linhas de produção da sua fábrica no Vietnã, e acredita que estejam operando no primeiro semestre de 2021.

+ Apple contrata Barbara Whye, chefe de diversidade da Intel
+ Apple reduz sua comissão sobre apps de pequenos desenvolvedores

A Foxconn não fez nenhum comentário acerca da mudança de parte da produção dos equipamentos da Apple. De acordo com o jornal econômico Nikkei, do Japão, a Foxconn está planejando um investimento de 270 milhões de dólares no Vietnã com o objetivo de aumentar a sua capacidade de produção. A fabricante poderá deslocar mais de 30% das suas linhas de produção para fora da China.

Lembrando que, ainda em 2019, a Apple pediu aos seus principais fabricantes que avaliassem o custo da transferência de 15% a 30% da sua capacidade de produção da China para o Sudeste Asiático. Naquela época, a empresa liderada por Tim Cook também temia os impactos negativos da guerra comercial entre Washington e Pequim e considerava que depender demais das fábricas chinesas seria arriscado.