Os podcasts são umas das novas galinhas de ouro do mundo do conteúdo digital, ao ponto de já termos no Brasil e Estados Unidos programas que recebem enormes verbas de publicidade, alçando seus apresentadores ao posto de celebridades. Assim como todo mercado, a disputa pela audiência é ferrenha, e no mundos dos podcasts, já vimos movimentações milionárias, como a do Spotify, que desembolsou US$ 500 milhões para programas próprios e comprou a produtora de conteúdos em áudio Parcast.

Para não ficar para trás, a Apple começou a desenvolver um plano para criar podcasts exclusivos, segundo a Bloomberg. A matéria diz que para não ficar atrás de fortes concorrentes como o Spotify e Stitcher, a marca da maçã planeja em comprar podcasts já estabelecidos para serem exclusivos em sua plataforma, além de financiar projetos do zero, e que a companhia já entrou em contato empresas de mídia para adquirir direitos exclusivos, ainda que este contato tenha sido de maneira “preliminar”.

A Apple já vem fazendo mudança em sua plataforma de podcasts nos últimos tempos tanto para produtores quanto para ouvintes. Na parte da criação, a empresa vem disponibilizando estatísticas mais detalhadas. Já para ouvintes, a companhia anunciou recentemente um aplicativo específico (foto acima) para podcasts mas computadores que operam no sistema macOS, que estará disponível na próxima atualização do sistema, o macOS Catalina.

Ainda que nos Estados Unidos a Apple lidere o mercado de podcasts, os recentes movimentos do Spotify ligaram o sinal de alerta para a Tim Cook e sua trupe.