Depois da Samsung e da Huawei, era questão de tempo até surgir rumores do interesse da Apple nos smartphones dobráveis. A norte-americana não divulgou oficialmente nenhum projeto na área, mas a liberação da patente para um aparelho com tela flexível na última terça-feira (28) pelas autoridades dos Estados Unidos indica que a produtora do iPhone está rondando a ideia.

Segundo a CNN, a Apple protocolou o pedido em janeiro de 2018 em meio outras solicitações de patentes relacionadas à tecnologia dobrável. Muitas empresas entram com pedidos de patentes apenas por precaução, não necessariamente concretizando os projetos apresentados.

Porém, na opinião de analistas, a empresa está de olho na nova tecnologia 5G e como um aparelho dobrável poderia se adequar com outras possibilidades de conexão. Para Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, o pedido de patente por parte da Apple “mostra que isso é algo em seu roteiro” quanto ao uso de novas tecnologias.

A Samsung inovou ao lançar o Galaxy Fold, o primeiro celular dobrável do mercado, no início deste ano. No entanto, antes mesmo da chegada às lojas, a expectativa se transformou em frustração com diversos relatos de erros e problemas dos aparelhos. A companhia cancelou todos os eventos de lançamento e não divulgou novas datas.

A Huawei também anunciou a venda de uma aparelho flexível, porém, a recente escalada na guerra comercial entre a China e os EUA e a proibição de empresas norte-americanas fazer negócios com a chinesa colocaram uma grande dúvida sobre a competitividade da companhia no mercado.