Confirmando o que já havia sendo ventilado, a Apple teve pela primeira vez em mais de 10 anos queda em suas vendas de Natal, considerado o período mais importante do ano para a companhia comandada por Tim Cook. A queda foi de 15% em comparação com o mesmo período de 2017, no total foram vendidos 51.980 iPhones no Natal da 2018 ante 61.100 do ano anterior.

Na análise do trimestre, a queda de vendas totais foi de 5%, totalizando lucro de US$ 84 milhões. Um dado, porém, é alentador para a empresa: enquanto as vendas de iPhone caíram, outros produtos tiveram um crescimento de 19%, indicando que uma reorientação da empresa pode ser um caminho a ser seguido.

“É decepcionante não cumprir nossas previsões, mas a gestão da Apple é a longo prazo e os resultados deste trimestre mostram que as bases de nosso negócio é ampla e profunda” disse Tim Cook em comunicado aos investidores.

A maior queda aconteceu na China, onde a venda de iPhone baixou 27% em relação ao ano anterior. Europa, Ásia e Japão também tiveram quedas pequenas enquanto nos nas Américas as vendas tiveram altas. A empresa justifica as quedas de vendas por um menor interesse em trocar os modelos e o novo serviço de troca de bateria oferecido pela Apple, que também impacta na decisão de comprar um novo aparelho.