A Apple vai reduzir as comissões da App Store para pequenas empresas. Com isso, desenvolvedores que ganham menos de US$ 1 milhão por ano vão pagar 15% de taxa nas compras no aplicativo ante percentual de 30%.

Segundo o Tech Crunch, a decisão da empresa foi criticada pelo fundador da Epic Games, Tim Sweeney, que trava uma batalha judicial contra a Apple.

+ Apple anuncia ‘revolução’ com nova linha de processadores no MacBook
+ Apple tem queda no lucro líquido a US$ 12,67 bi no 4º tri fiscal

Para Sweeney, a medida – uma reação aparente às investigações atuais sobre a Apple pelo Congresso, a União Europeia, o Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio por motivos antitruste – não vai longe o suficiente.

Citando o Wall Street Journal, a publicação diz que o executivo considera que a Apple está só esperando a redução das críticas para escapar impune com seu bloqueio à concorrência e imposto de 30% na maioria das compras no aplicativo.

É importante destacar que Sweeney lançou um sistema de pagamento direto em seu jogo ‘Fortnite’ para contornar as taxas da Apple.

A disputa com a gigante da tecnologia começou em agosto com seu sistema de pagamento, o que levou a Apple a expulsar Fortnite da App Store. A Epic decidiu, então, a abrir um processo civil contra a Apple nos Estados Unidos e, mais recentemente, a iniciar ações na Austrália alegando que a empresa está agindo monopolisticamente.

Ao comentar a nova campanha da gigante da tecnologia, Sweeney chegou a compara-la à luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Destacou que é dever de todos lutar. Disse que se não estivesse questionando as taxas, hoje todos estariam pagando 30%. Lembrou, então, das lutas pelos direitos civis, afirmando que à época havia leis que estavam erradas e as pessoas desobedeciam. Considerou que não era errado desobedecê-las porque concordar seria conluio para torná-las status quo.