Ciência

Apple processa fabricante israelense de programa espião Pegasus

Apple processa fabricante israelense de programa espião Pegasus

Apple processa fabricante israelense de spyware Pegasus - AFP/Arquivos

A gigante de tecnologia americana Apple apresentou uma ação judicial nesta terça-feira (23) contra a NSO, fabricante de programas espiões, por ter como alvo os usuários de seus dispositivos, alegando que a empresa israelense no centro do escândalo Pegasus deve ser responsabilizada.



“Para evitar mais abusos e danos a seus usuários, a Apple também está buscando uma ordem judicial permanente para proibir o Grupo NSO de usar qualquer programa, serviço ou dispositivo da Apple”, disse a empresa californiana em nota divulgada para anunciar o processo.

“O Grupo NSO cria tecnologia de vigilância sofisticada patrocinada pelo estado que permite que seu spyware altamente direcionado monitore suas vítimas”, alegou.

O processo da gigante do Vale do Silício gera novos problemas para a NSO, que está envolvida em controvérsias sobre relatos de que dezenas de milhares de ativistas, jornalistas e políticos foram alvos potenciais do Pegasus.

Há apenas algumas semanas, as autoridades dos Estados Unidos restringiram as relações entre o NSO e grupos americanos sob acusações de que a empresa israelense “permitiu que governos estrangeiros realizassem uma repressão transnacional”.



Após as preocupações iniciais sobre a Pegasus, uma onda subsequente de temores surgiu quando o fabricante do iPhone lançou uma correção em setembro para uma falha que pode permitir que software espião infecte dispositivos sem que os usuários cliquem em um link ou mensagem maliciosa.

O chamado “clique zero” pode corromper silenciosamente o dispositivo alvo e foi identificado por pesquisadores do Citizen Lab, uma organização de vigilância da segurança cibernética no Canadá.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?