O Vision Pro, óculos de realidade virtual da Apple, pode ter uma versão mais barata em dois anos. É o que afirma um analista da Bloomberg após o lançamento do produto na WWDC 2023, evento da marca da tecnologia. “A Apple espera que o alto preço do Vision Pro não afaste as pessoas da categoria e que haja consumidores suficientes prontos para fazer fila para uma versão mais barata em 2026”, disse Mark Gurman.

+ WWDC 2023: Apple anuncia iOS 17, macOS e iPadOs com novos widgets

O lançamento da Apple combina recursos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), com um fone de ouvido feito de vidro, fibra de carbono e alumínio, lembrando óculos de esqui avançados. Veja o óculos em funcionamento aqui.

Porém, a novidade está bem acima das possibilidades de compra para muitos usuários. O Apple Vision Pro tem preço a partir de US$ 3.499 (R$ 17.225) e estará disponível no início do próximo ano nas lojas da Apple nos Estados Unidos. Mais países deverão receber a novidade em 2025.

Ainda segundo Gurman, pode ser um desafio para a Apple reduzir o preço dos óculos, já que o custo é semelhante ao valor da produção. A câmera, os sensores, e os monitores micro-OLED 4k. “Para um modelo não profissional, a Apple provavelmente poderia usar telas de qualidade inferior, seja um chip de nível de iPhone ou um chip de Mac mais antigo e menos câmeras para desempenho inferior”, enfatiza o jornalista.