Tecnologia

Apple negocia com CATL e BYD fornecimento de bateria para seus carros elétricos, dizem fontes

Crédito: Arquivo / Reuters

As discussões estão sujeitas a alterações e não está claro se os acordos com CATL ou BYD serão alcançados (Crédito: Arquivo / Reuters)

XANGAI/HONG KONG (Reuters) – A Apple está em negociações iniciais com as chinesas CATL e BYD sobre o fornecimento de baterias para seu planejado veículo elétrico, afirmaram quatro pessoas com conhecimento do assunto disse.

As discussões estão sujeitas a alterações e não está claro se os acordos com CATL ou BYD serão alcançados, disseram as fontes.

A Apple exige a construção de fábricas nos Estados Unidos como uma condição para potenciais fornecedores de baterias, disseram duas das fontes.

+ Apple e Tesla impulsionam Nasdaq; inflação segue em foco



A CATL, que abastece grandes fabricantes de automóveis, incluindo a Tesla, está relutante em construir uma fábrica nos EUA por causa das tensões políticas entre Washington e Pequim, bem como às preocupações com os custos, segundo duas fontes.

Não ficou claro se a Apple também está conversando com outros fabricantes de baterias.

A Apple, que ainda não fez um anúncio público sobre seus planos de automóveis, não quis comentar. A CATL, maior fabricante mundial de baterias automotivas, e a BYD, a quarta maior do mundo, também não quiseram comentar.

A Apple é a favor do uso de baterias de fosfato de ferro-lítio que são mais baratas de produzir porque usam ferro em vez de níquel e cobalto, que são mais caros, disseram as fontes.

Ela tem trabalhado com tecnologia de direção autônoma e definiu como meta 2024 para a produção de um veículo de passageiros, informou a Reuters em dezembro.

Pessoas familiarizadas com o assunto já disseram que o EV planejado da Apple poderia incluir sua própria tecnologia de bateria inovadora. Não ficou imediatamente claro se as discussões com CATL e BYD envolviam tecnologia ou designs da própria Apple.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km