A Apple permaneceu no topo do ranking anual da Interbrand que aponta as marcas mais valiosas do mundo, alcançando a impressionante marca de US$ 482 bilhões (cerca de R$ 2,4 trilhões, na cotação atual).

Quando comparada a seu valor em 2021, a empresa do Vale do Silício teve um crescimento considerável de 18%, suficiente para mantê-la na liderança com uma grande vantagem.

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Em segundo lugar na lista Best Global Brands aparece a Microsoft, com valor estimado em US$ 278 bilhões, quase metade do alcançado pela Apple.

A companhia de Bill Gates ultrapassou a Amazon, que este ano ficou na terceira colocação com um valor próximo de US$ 274 bilhões.

A subida da Microsoft, que teve um crescimento de 32% em valor de marca segundo a Interbrand, contra 10% da Amazon, se dá sobretudo pela expansão da empresa no setor de soluções de informática na nuvem tanto para empresas como para usuários individuais, sobretudo pelo Azure.

Já o Google permanece na quarta posição, embora tenha crescido 28% e se aproximado da Amazon, com um valor de US$ 251 bilhões. Além disso, o Google o exclusivo grupo das quatro empresas do mundo com valor acima de US$ 100 bilhões.

Por sua vez, a sul-coreana Samsung aparece na quinta colocação com um valor de US$ 87 bilhões e um crescimento de 17% desde o ranking de 2021.

As demais empresas que compõem o Top 10 são:

1- Apple (US$ 482 bilhões)

2- Microsoft (US$ 278 bilhões)

3- Amazon (US$ 274 bilhões)

4- Google (US$ 251 bilhões)

5- Samsung (US$ 87 bilhões)

6- Toyota (US$ 59 bilhões)

7- Coca-Cola (US$ 57 bilhões)

8- Mercedes-Benz (US$ 56 bilhões)

9- Disney (US$ 50,3 bilhões)

10- Nike (US$ 50,2 bilhões)

Destaques entre estreantes

Um dos destaques do ranking de 2022 foi a estreia da Xiaomi, gigante de tecnologia chinesa, que apareceu na 84ª colocação no ranking com valor de US$ 7 bilhões.

Também a Red Bull fez sua estreia, sendo catapultada para a 64ª colocação logo na sua primeira aparição no ranking, com um valor de US$ 11 bilhões.

Metodologia

Por ter um foco maior no valor da marca e no mercado norte-americano, o ranking da Interbrand não conta com nenhuma empresa brasileira.

Em outros rankings, que focam mais no aspecto financeiro, como o da Forbes, empresas como Petrobras e Vale têm presença frequente.

Confira o ranking completo com as cem melhores marcas da Interbrand.