A Apple está próxima de comprar a divisão de chips de modem da Intel, em negócio pode valer até US$ 1 bilhão, relatou o The Wall Street Journal. Com a aquisição, a empresa comandada por Tim Cook controlaria o desenvolvimento de peças críticas de seus principais aparelhos, sanando um problema que se arrasta desde 2018 quando a empresa entrou em batalhas legais com a Qualcomm, até então a principal fornecedora dos componentes da Apple. Já para a Intel, a venda seria a desova de uma unidade que há anos vem trazendo prejuízos a empresa.

Para além de deixar de depender de terceiros em um componente vital para iPhones e Apple Watch, a compra faria com que a Apple ganhasse diversas patentes e talentos da Intel para o desenvolvimento de tecnologias 5G. Com as quedas de vendas de seu principal smartphone, a companhia quer trazer novidades para o aparelho para que ele se destaque no mercado, para isso aposta em novos chips de modem 5G para melhor fluxo de dados. É esperado que as novidades venham nos iPhones que serão anunciados em 2020.

Esta é mais uma das medidas da Apple para centralizar a produção de peças vitais de seus aparelhos. No último ano, desembolsou US$ 600 milhões para adquirir engenheiro e instalações da empresa Dialog Semiconductor PLC, que fabricava chips de gerenciamento de bateria.