Os novos óculos de realidade virtual da Apple, anunciados na segunda-feira, 5, são uma aposta de que o metaverso é o futuro – e outras empresas concordam. O headset Vision Pro, de US$ 3.499, entra no mercado para competir com modelos concorrentes de Meta, ByteDance (dona do TikTok), Samsung e Sony.

A maior parte dessas empresas lançou os produtos buscando manter os preços baixos o suficiente para estimular milhões de novos usuários.

A Apple, no entanto, optou por outra abordagem: mostrar tudo que um dispositivo do tipo é capaz de fazer a partir de um preço acessível para menos pessoas, de acordo com especialistas e desenvolvedores.

“Parece um dispositivo impressionante”, afirmou Matthew Ball, autor de um livro sobre o metaverso. Ao mesmo tempo, disse ele, é sete vezes mais caro que o Meta Quest 3.

Tanto a Meta como a ByteDance vendem headsets por menos de US$ 500. Em vez de tentar competir com eles, a Apple está jogando um jogo de longo prazo de lentamente desenvolver um dispositivo de alta qualidade e reduzir o seu preço ao longo do tempo, analisou Ball. “O dispositivo de entrada ainda não chegou”, comentou ele.

O produto da Apple deverá servir à ponta mais alta do mercado, enquanto o da Meta, o mais baixo, avaliou Matt Fleckenstein, ex-líder de produto do headset de realidade aumentada da Microsoft, HoloLens. Fonte: Dow Jones Newswires.