Após vários meses de recessão no mercado dos smartphones, o ano de 2021 foi de recuperação. As vendas voltaram a crescer e as marcas recuperaram as suas posições, quer em termos de vendas, quer em termos de lucros.

Os dados que agora foram apresentados vêm mostrar como essa evolução aconteceu e revelam uma tabela importante. Ficou claro quais foram os smartphones mais vendidos no ano passado com a Apple no topo.

+ Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo

A luta pelo domínio do mercado dos smartphones reduz a 3 fabricantes bem conhecidos. A Samsung tem estado no topo com a Apple a seguir, interrompida várias vezes pela Xiaomi. São estas as marcas que agora estão no top 10 dos smartphones mais vendidos.

O domínio desta lista está entregue à Apple, que consegue assumir 7 das 10 posições. A Xiaomi consegue colocar 2 smartphones na lista e a Samsung ocupa a posição que está disponível neste top 10.

Em termos concretos, o smartphone mais vendido durante 2021 foi o iPhone 12, com 2,9% do total. A lista segue depois totalmente entregue à Apple, com o iPhone 12 Pro Max, o iPhone 13, iPhone 12 Pro e, finalmente, o iPhone 11.

Curiosamente, os 3 primeiros smartphones desta lista têm um peso muito importante para a Apple. São os responsáveis por 41% do total de vendas da marca. O atraso na chegada ao mercado do iPhone 12 levou a que muitos adiassem para 2021 a sua compra.

A lista é seguida pelo primeiro smartphone da Samsung, um modelo de linha bem mais inferior que os modelos da Apple em termos de especificações e preço, o Galaxy A12. O primeiro da Xiaomi é o Redmi 9A. Fechando a lista temos mais 2 smartphones da Apple, o SE de 2020 e o 13 Pro Max, seguidos pela última proposta da Xiaomi, o Redmi 9.

Grande parte desta lista é resultado de uma procura crescente pelo 5G dos clientes da Apple. Além disso, houve também o fim do ciclo que a pandemia trouxe e que limitou por muitos meses o crescimento deste mercado dos smartphones.