A Apple desenvolve um mecanismo de buscas na internet e já exibe os primeiros resultados no sistema operacional iOS 14. Os proprietários de equipamentos da marca, após realizarem consultas na tela inicial dos aparelhos, recebem como resultados dados e links pelo nova plataforma, segundo o Financial Times.

+ Apple libera iOS 14.1 e iPadOS 14.1 para todos os usuários
+ Apple lidera lista das marcas mais valiosas do mundo pela 8ª vez

Entre os sinais desta nova rotina da companhia está a contratação do ex-chefe de pesquisa do Google, John Giannandrea, há dois anos.

A efetivação tinha como foco aumentar os recursos de inteligência artificial e da assistente virtual, a Siri, mas também trouxe experiência no mecanismo de pesquisa.

Investigação contra o Google

Ao desenvolver seu próprio mecanismo de busca, a Apple não pretende concorrer com o Google.

O projeto seria uma espécie de “seguro” devido a um processo antitruste movido contra o Google pelo governo dos EUA, que acusa a companhia de ter um monopólio injusto sobre publicidade relacionada a pesquisas.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu um caso sobre possíveis pagamentos que o Google faz à Apple para ser a ferramenta de busca padrão do iPhone. 

No processo em andamento, as autoridades afirmam que a Apple ganha até US$ 12 bilhões por ano para fazer do Google o buscador padrão.