Giro

Apple começa a fabricar o iPhone 12 na Índia, reduzindo a dependência da China

Crédito: Reprodução/Pexels

A mudança ocorre em meio à disputa comercial entre Estados Unidos e China, que já aplicou sanções a empresas como Huawei e DJI. (Crédito: Reprodução/Pexels)



Em nota divulgada, a Apple anunciou o início da montagem da linha do iPhone 12 na Índia. Os celulares serão montados na fábrica da Foxconn no país, localizada no estado de Tamil Nadu, segundo especialistas da marca. A Apple, por si só, não revelou quem será o fornecedor oficial, e a Foxconn não comentou o assunto.

+ Apple pode ter valor de mercado de até US$ 3 trilhões

A fabricação de produtos Apple na Índia começou em 2017 por meio do fornecedor Wistron. Em 2020, a empresa também iniciou a produção do iPhone SE (2ª geração) no país. A mudança ocorre em meio à disputa comercial entre Estados Unidos e China, que já aplicou sanções a empresas como Huawei e DJI.

No Twitter , o ministro de tecnologia da Índia, Ravi Shankar Prasad, disse que é bom ver que os esforços que o país está fazendo estão atraindo a atenção global.




A Apple está tentando expandir suas operações na Índia, que é o segundo maior mercado de telefonia celular do mundo. No ano passado, segundo dados do IDC, o mercado indiano caiu 1,7%, mas vendeu 150 milhões de unidades de dispositivos móveis.

Os cinco maiores fabricantes do país, em termos de market share, são Xiaomi, Samsung, Vivo, Realme e Oppo. A Apple, que teve um crescimento de 93% nas vendas no país no ano passado, fechou 2020 na sétima colocação.

Ainda de acordo com a Reuters , a Apple deve transferir a fabricação de alguns modelos de iPad e MacBook da China para o Vietnã. Os tablets da empresa também devem ser montados na Índia.