A Apple caiu para a quarta colocação entre as maiores fabricantes de smartphones do mundo, segundo a pesquisa da IHS Markit, publicada nesta semana. A produtora do iPhone cedeu o terceiro lugar para a chinesa Oppo, enquanto Samsung e Huawei ocupam a primeira e segunda colocação, respectivamente.

A queda da Apple esta atrelada a continua desaceleração global do mercado de smartphones, afirmou Jusy Hong, diretor de pesquisa e análise da IHS Markit. No trimestre encerrado em junho foram comercializadas 331,2 milhões de unidades, 3,6% a menos que no mesmo período do ano passado. Este foi o sétimo trimestre consecutivo de baixas no setor.

Entre as 10 maiores fabricantes de smartphones, apenas quatro (Samsung, Huawei, Oppo e TCL Alcatel) tiveram alta no segundo trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para os analistas, a Apple foi prejudicada pela falta de margem de preço dos modelos antigos, deixando-os mais difícil de comercializar, somado ao alto valor dos últimos lançamentos.

As recentes restrições do governo dos Estados Unidos e a sua campanha contra a expansão da Huawei no mercado internacional não surtiram efeitos nas vendas do trimestre. Segundo a IHS Markit, a companhia vendeu 58,7 milhões de unidades no último trimestre, conta 54,2 milhões no mesmo período de 2018.

“A Huawei conseguiu substituir as remessas internacionais em queda com o aumento das vendas na China. No entanto, os efeitos totais da proibição provavelmente serão sentidos pelos negócios internacionais da Huawei no terceiro trimestre deste ano”, afirmou Jusy Hong.

A Samsung também apresentou resultados positivos e manteve a liderança na produção e vendas de aparelhos. Pelo levantamento, a companhia sul-coreana acresceu 6% em vendas, com 75,1 milhões de unidades.