A nualmente, Samsung e Apple travam uma corrida de gato e rato. Quando uma das companhias lança algo inovador, a outra se apressa para incluir a novidade em seu próximo lançamento. Em 2018, a história se repete. Incomodada com o sucesso recente das câmeras dos iPhones, a Samsung lançou o Galaxy S9 de olho nos consumidores apaixonados por fotografia. “Nós reimaginamos a câmera do smartphone”, disse DJ Koh, presidente da área móvel da companhia ao apresentar os novos celulares em um pré-vento em Roma, na semana passada.

Bem na foto: Galaxy S9 se destaca pelas melhorias nas câmeras

Assim como os mais recentes iPhones, o Galaxy S9 Plus tem uma câmera na parte frontal e duas na traseira. A ideia é melhorar as fotografias em ambientes com pouca iluminação, dar mais foco em objetos e gravar vídeos em câmera lenta com qualidade HD. “O S9 melhorou ainda a qualidade do som e a tela”, diz Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da consultoria IT Data. O site DxOMark, comparador de câmeras de celulares, classificou o S9 Plus como o melhor smartphone para tirar fotos do mercado. O iPhone X ficou em terceiro lugar, atrás também do Google Pixel 2.

Nas vendas, a disputa também é acirrada. Dados da empresa de pesquisas TrendForce mostram que a Samsung foi responsável por 21,9% das vendas de smartphones no ano passado, com 310 milhões de aparelhos comercializados. A Apple, com 15,2% do mercado, teve 215 milhões de iPhones vendidos. Os primeiros testes do S9 mostraram desempenho superior do iPhone X e também ao do iPhone 8. “É um celular que tem tudo o que o iPhone X deveria ter”, diz Vivek Wadhwa, membro eminente da Singularity University e da Stanford University. A linha S9 custa a partir de US$ 720. O topo de linha da Apple, por sua vez, sai por US$ 999. Não há previsão ainda de quando ele estará disponível no mercado brasileiro.