Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até a próxima quinta-feira (31) para solicitar empréstimo consignado com a margem de comprometimento da renda ampliada. Até semana que vem, os segurados podem comprometer até 40% do valor do benefício com empréstimo.

Deste total, 35% são de empréstimo consignado e 5% devem ser por meio do cartão de crédito. Antes, os segurados do INSS podiam comprometer até 30% do valor do benefício e mais 5% com cartão de crédito, totalizando 35%. Portanto, até dia 31 os pensionistam ganham mais cinco pontos percentuais para a margem consignada. A partir de janeiro, a margem total de para empréstimo volta para o percentual de 35%.

+ Segurado tem 30 dias para marcar perícia do auxílio-doença no INSS
+ INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios em 2021

Conforme a Agência Câmara, a medida foi tomada pelo governo com o intuito de aumentar a oferta de crédito na economia em um momento de emergência causado pela pandemia da covid-19, beneficiando o consumo de fim de ano.

A ampliação da margem consignável foi proposta em agosto pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) e entrou em vigor em outubro.

As taxas de juros mensais não podem ultrapassar o percentual de 1,80%, no caso de empréstimo com desconto no benefício, e 2,70%, para o cartão de crédito.