Economia

Aposentados: saiba quem pode receber adicional de 25% na aposentadoria do INSS

Crédito: Agência Brasil

Para receber o adicional na aposentadoria do INSS é necessário comprovar invalidez e depender de uma pessoa para realizar atividades (Crédito: Agência Brasil)

Nem todo mundo sabe, mas alguns aposentados do INSS podem ter direito a um adicional de 25% na parcela mensal da aposentadoria caso dependam de outra pessoa para realizar atividades comuns do dia a dia. Esse benefício é concedido aos aposentados por invalidez e é necessário comprovar a dependência de uma outra pessoa para ajuda no desempenho de funções básicas.

Com a reforma da Previdência, aprovada em 2019, a aposentadoria por invalidez passou a ser conhecida como benefício por incapacidade permanente. Garantir seu recebimento pode não ser uma tarefa muito simples, já que a pessoa precisa passar pela avaliação dos peritos médicos do Instituto.

Cientistas da USP investigam se há pessoas ‘superimunes’ à covid-19

Essa perícia pode ser agendada pelo site do INSS ou pelo aplicativo “Meu INSS“, além do telefone 135. É preciso levar os documentos pessoais, laudos médicos ou relatórios que comprovem a invalidez e necessidade da ajuda de uma outra pessoa para as atividades diárias.

Existe a possibilidade do Instituto recusar o pedido e o beneficiário não receber o adicional de 25% que teria direito. Nesses casos, somente a justiça comum pode resolver a situação e o ideal é a contratação de um advogado.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago