Geral

Aposentados: quem pode se beneficiar com “revisão da vida toda” e como solicitar

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para fazer a revisão do benefício do INSS é importante fazer o cálculo antes da solicitação (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)



A revisão da vida toda é uma ação judicial que pede a inclusão das contribuições feitas ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) antes de julho de 1994.

Ela pode beneficiar três grupos específicos de segurados pelo órgão: quem contribuiu pouco após 1994; quem ganhou pouco após 1994 e quem ganhava muito antes de 1994.

A ideia do processo é revisar, recalcular e aumentar o benefício do INSS de quem se aposentou entre novembro de 1999 e novembro de 2019. A aposentadoria, então, seria calculada sobre todo o tempo de contribuição.

+ INSS: TCU identifica quase 500 mil supostos benefícios irregulares




+ Aposentado: conheça 6 direitos garantidos em sua aposentadoria do INSS

Isso acontece porque a aposentadoria era calculada com 80% das maiores contribuições ao INSS a partir de 94, com o plano real. A Reforma da Previdência alterou a regra, e agora é calculada a média de todas as contribuições para o INSS – também a partir de julho de 1994.

Assim, as contribuições anteriores a 94 não entram na conta, o que pode prejudicar quem ganhava bem e teve queda de rendimento ou não contribuiu com o INSS depois daquele ano. A revisão permite justamente abarcar esses valores prévios a 1994 e beneficia quem se aposentou após 1999 e possui contribuições ao INSS mais altas antes de 1994.


Podem pedir o direito de revisão da vida toda os segurados que recebem os seguintes benefícios concedidos após 1999:

– Aposentados por idade;
– Aposentados por invalidez;
– Aposentadoria especial;
– Aposentados por tempo de contribuição;
– Pensão por morte;
– Auxílio-doença

Para pedir a revisão da vida toda é necessário buscar um advogado especialista em revisão do INSS e estudar se o cálculo da revisão valerá a pena ou não. Se aumentar o benefício, basta entrar com uma ação judicial solicitando a revisão. Para isso, é necessário apresentar:

– RG e CPF;
– Cópias de recibos e/ou holerites da época;
– Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
– Carta de concessão do benefício;
– Carta de concessão e a memória de cálculo do benefício inicial da aposentadoria;
– Processo Administrativo (PA) do benefício – pode ser solicitado no Meu INSS ou pelo telefone 135.






Tópicos

aposentadoria apostila inss auxilio maternidade inss blocked_user fgts calcular rescisão calculo de rescisão com fgts calculo fgts correção calendário do inss 2021 Calendário INSS carteira de trabalho digital Como a reforma da previdência alterou minha aposentadoria? como funciona o saque aniversário do fgts concurso inss 2015 concurso inss 2021 concurso inss 2021 edital consulta beneficio inss consulta fgts pelo cpf consulta processo inss gov br correção do fgts 1999 a 2013 últimas notícias 2021 correção do fgts 2021 empregador web empréstimo fgts saque-aniversário FGTS guia de previdencia social INSS inss resultado loas inss lucro fgts 2021 meu inss login meu inss resultado de pericia meu inss.gov.br novo requerimento inss o que é revisão da vida toda? o que é unidade organica O que o trabalhador recebe quando se aposenta? O que você sabe sobre os direitos na ocasião da aposentadoria? pente-fino INSS previdência previdência social prova de vida inss prova de vida inss 2021 Quais as formas de se aposentar? quais bancos estão fazendo empréstimo com garantia do fgts Quais são as últimas notícias para os aposentados? Quem se beneficia com revisão da vida toda? Receita Federal Reforma da Previdência resultado de pericia inss resultado pericia inss revidencia social gps revisão Revisão da Vida Toda revisão da vida toda como fazer? revisão da vida toda o que é? Revisão da vida toda quais documentos? revisão fgts 1999 a 2013 últimas notícias 2021 revisãoão salário mínimo 2021 saque imediato fgts saque-aniversário fgts 2021 tabela tabela de pagamento do inss 2021 tabela do inss 2021 tabela inss 2020 tabela inss 2021 com dedução termo de responsabilidade inss teto aposentadoria inss 2021