Nesta terça-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o pagamento da primeira parcela do 13° salário dos aposentados e pensionistas. Atrasado, por uma ingerência do governo federal junto ao Congresso, o benefício pode chegar com descontos nas parcelas programadas para os beneficiários.

Os pagamentos são divididos em 50% do valor que o beneficiário deve receber, mas a tributação do imposto de renda é feita de forma diferente conforme o aposentado ou pensionista recebe mais dinheiro do INSS.

INSS: valor do 13° para aposentados e pensionistas pode sofrer tributação

A divisão é a seguinte:

– Caso o segurado tenha 64 anos ou menos e receba um benefício superior a R$ 1.903,98, haverá desconto do imposto de renda no pagamento da segunda parcela.

– Já para os segurados com idade superior aos 65 anos, essa tributação só é feita caso ele receba um benefício superior a R$ 3.807,93.

Vale lembrar que se o segurado começou a receber do INSS em fevereiro deste ano, o 13° será pago proporcionalmente ao número de meses que ele recebeu auxílio do Instituto. Isso também vale para quem está recebendo benefício temporário com encerramento até o dia 31 de dezembro, comum em casos de auxílio-doença, por exemplo.

Os valores que você vai receber podem ser consultados diretamente no site Meu INSS.

Confira o calendário de pagamentos:

Divulgação/Governo Federal