Criado para competir com o TikTok em setembro de 2020, o Youtube Shorts, espaço para vídeos de até 60 segundos da plataforma, começará a receber anúncios. 

A CFO da Alphabet, controladora do Google, Ruth Porat, disse na reunião com investidores que  a empresa está testando a monetização dos vídeos curtos e que “os resultados iniciais dos anunciantes são encorajadores.”  

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O aplicativo é uma aposta grande da empresa para ser um concorrente do TikTok e do Instagram. Além da duração, o formato do vídeo na vertical é um outro diferencial. 

Em agosto do ano passado, o Google anunciou que pagaria para os criadores dos vídeos mais populares da plataforma até US$ 10 mil por mês, enquanto planejava um programa de monetização de conteúdo escalonável. 

De acordo com informações do Google, o Youtube Shorts está tendo 30 bilhões de visualizações diárias. 

Receita com anúncios ficou abaixo do esperado 

Nessa mesma reunião, de acordo com o site TechCrhunch, a empresa anunciou que o Youtube arrecadou US$ 6,86 bilhões em receita de publicidade. Apesar de ser maior que no primeiro trimestre de 2021, quando acumulou US$ 6 bilhões, as cifras ficaram abaixo das projeções do mercado, que foram de US$ 7,51 bilhões. 

Ruth Porat observou, no entanto, que a taxa de crescimento mais baixo se deve também aos ganhos sem precedentes em 2021. Nos primeiros três meses do ano passado, as receitas com publicidade na plataforma cresceram 49% em relação ao mesmo período em 2020.