De acordo com o canal de TV norte-americano ABC, o chefe da agência espacial russa Dmitry Rogozin ameaçou abandonar o astronauta dos Estados Unidos Mark Vande Hei na Estação Espacial Internacional após o governo Joe Biden anunciar sanções contra a Rússia. 

De acordo com a emissora, Rogozin publicou um vídeo em russo em uma rede social em que ameaça abandonar o astronauta e desconectar o segmento russo da Estação Espacial Internacional. O projeto é uma parceria dos EUA com a Rússia, Japão, Europa e Canadá. 

+Greve dos caminhoneiros: entenda as possibilidades de uma paralisação geral

Com 355 dias a bordo, Mark é o astronauta com mais tempo na estação e seu retorno está marcado para o fim deste mês, em uma nave russa, junto com dois cosmonautas do país. 

A retaliação vem depois do anúncio de Joe Biden de que os Estados Unidos iria barrar a exportação de produtos de alta tecnologia que poderia prejudicar a indústria aérea e o programa especial russo. 

“Se você bloquear a cooperação conosco, quem salvará a Estação Espacial Internacional com uma órbita descontrolada de cair nos Estados Unidos ou… na Europa?”, disse Rogozin no Twitter no começo do mês. 

O Astronauta Scott Kelly, que ficou 340 dias na estação, afirmou que a ameaça russa é condenável. “É inimaginável que o programa espacial russo abandone no espaço alguém que eles têm a responsabilidade de trazer para casa. Não vejo isso acontecendo. Mesmo assim, talvez eles façam isso. Eu não sei”. 

A Nasa não comentou a ameaça.