Michael Lofthouse, CEO da startup Solid8, empresa de tecnologia com sede em São Francisco, na Califórnia, anunciou a sua renúncia ao cargo. O executivo foi filmado fazendo comentários racistas contra uma família asiático-americana. O conteúdo viralizou nas redes sociais.

No vídeo, publicado na semana passada por Jordan Chan no Instagram, Lofthouse chama o grupo de “pedaços de asiáticos de merda”, entre outras ofensas. A família e o executivo estavam no Restaurante Lucia, no hotel Bernardus Lodge, em Carmel Valley, também na Califórnia.

+ Racismo e violência contra criança e adolescente são desafios do país
+ No luxo, contra o racismo
+ Após acusações de racismo, Bombril retira esponja ‘Krespinha’ de site 

Em nota divulgada pela CNN, Lofthouse afirmou que deixou a Solid8, encerrando todos os relacionamentos comerciais com a empresa imediatamente. Ele acrescentou que está em uma jornada de “volta à sobriedade” e que se matriculou em um programa anti-racista.

Na semana passada, Lofthouse já havia se desculpado em um comunicado divulgado na conta do Twitter da empresa. Na publicação, ele disse que seu comportamento no vídeo era “terrível” e afirmou que “perdeu o controle”.

Chan disse que ela e sua família estavam comemorando o aniversário de sua tia, no dia 4 de julho, quando Lofthouse começou a insultá-los. No vídeo, uma garçonete do restaurante é vista intervindo para defender a família e forçando Lofthouse a sair.

O vice-presidente e gerente geral do Bernardus Lodge & Spa, Sean Damery, disse à CNN que estava orgulhoso de sua equipe que seguiu os valores da empresa.