Após quatro trimestres seguidos de crescimento, franquias faturam R$ 188,5 bilhões em 12 meses

Melhora do quadro econômico e a gradual retomada das atividades presenciais refletem forma positiva no setor, que realiza em junho a Franchising Expo

Crédito: Studio F / Divulgação

ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo em visitação (cerca de 70 mil pessoas), ocorre de 22 a 25 de junho, em São Paulo (Crédito: Studio F / Divulgação)



Mesmo diante de um cenário de alta dos juros e da inflação, as redes de franquias faturaram R$ 188,568 bilhões nos últimos 12 meses, encerrados em março. Aumento de 13,9% em relação ao período anterior, segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta terça-feira (31).

Há outros números comemorados pelo setor. É o quarto trimestre seguido de crescimento, movimento que mostra fraca recuperação dos resultados negativos obtidos no primeiro ano de pandemia. No trimestre de janeiro a março deste ano, o setor registro receita de R$ 43,38 bilhões, alta de 8,8% ante igual período do ano passado, quando as vendas foram de R$ 39,881 bilhões. Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, quando o faturamento foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%.

Os 12 segmentos analisados pelo estudo da ABF cresceram neste trimestre, principalmente os de Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Casa e Construção; e Alimentação. Nos três primeiros meses de 2022 foram abertas 2.771 operações de franchising no País, totalizando 173.770 unidades. Em relação a empregos do setor, são 1.417.529 trabalhadores registrados, variação de 9% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Dois diretores de empresa brasileira de investimentos verdes são condenados em Londres




Para o presidente da associação, André Friedheim, a melhora do quadro econômico geral e a gradual retomada das atividades presenciais refletem forma positiva no setor. “Principalmente nas atividades mais associadas aos pontos físicos de venda e experiências, mas as vendas digitais continuam a apresentar bom desempenho também, mostrando que as lições da pandemia com a digitalização de canais e processos se mantém.”

PERFIL

Pela primeira vez, o estudo trimestral da ABF apurou o perfil dos novos franqueados. No quadro geral, o “empresário procurando novas oportunidades” lidera com 29% das operações. Mas há equilíbrio entre dois grandes grupos: o empresário/investidor e o profissional\empreendedor.


Em meio ao bom momento, a associação organiza a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo em visitação, que ocorre de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A expectativa é de que entre as marcas do evento deste ano, 25% estarão expondo pela primeira vez.







Sobre o autor


Mais colunas e blogs


Mais posts

Ver mais

Copyright ©2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.