Um dos homens mais ricos e influentes do mundo, o chinês Jack Ma, simplesmente sumiu do quadro de jurados de um show de talentos na África. Fundador do Alibaba, Ma não participou da final do “Heróis de Negócios da África”, teve sua foto removida do site e foi excluído do vídeo promocional sobre o último episódio do programa.

Gravado em outubro, o episódio aconteceu em meio a críticas de Jack Ma a forma como o sistema financeiro da China é gerido. A munição foi apontada para a “mentalidade de loja de penhores” dos bancos chineses e disse que eles são responsáveis por desacelerar o processo de inovação das empresas.

+ Jack Ma e outros empresários chineses já tiveram que se “esconder” após críticas
+ Ações do Alibaba despencam após China suspender IPO recorde do Ant Group
+ Ant Group, a formiga que fez um buraco na caverna do Alibaba

Logo após a fala, o presidente chinês, Xi Jinping, ordenou a suspensão da oferta pública de ações (IPO, em inglês) do Ant Group, conglomerado de Ma, que estava programado para o fim do ano passado e projetado para um levantamento de US$ 37 bilhões na Bolsa de Xangai – o maior IPO da história.

Desde então, Ma não foi visto mais em público. Segundo o portal inglês Mirror, um porta-voz do Alibaba disse que a ausência de Jack Ma no ‘Heróis de Negócios da África’ aconteceu por um conflito de agendas.

A final do programa deve ir ao ar em meados do primeiro semestre e contará com Lucy Peng, uma executiva do Alibaba, em seu lugar.

Dono de uma fortuna avaliada em US$ 50 bilhões, Ma é o segundo homem mais rico da China e um dos poucos chineses que acumulam o posto de bilionário e ícone mundial.