A compra da companhia de ensino básico Somos Educação pela Kroton está mais próxima de ser concluída. Após ter sido encerrada nesta quarta-feira, 19, a análise no Conselho Administrativo de Defesa, com a aprovação sem restrições, o cronograma das etapas da aquisição deve seguir pelo menos até o início de outubro, segundo fontes.

Em comunicado ao mercado, a Kroton afirmou que a conclusão da Operação continua sujeita a outras condições suspensivas previstas no contrato de compra e venda de participações societárias e outras avenças, celebrado em 23 de abril de 2018.

A Kroton já havia anunciado que, passada a etapa do Cade, faltaria o fechamento da aquisição das ações do vendedor, a gestora Tarpon. A Kroton ainda vai ainda lançar posteriormente uma oferta pública de aquisição (OPA) de tag along, que oferece aos acionistas minoritários as mesmas condições oferecidas ao controlador. O fechamento de capital da Somos, que hoje é listada na B3, será estudado.

A conclusão da análise no Cade deve permitir ainda que a Kroton anuncie duas novas aquisições no segmento de ensino básico. Essas transações já estavam acertadas, mas o anúncio da conclusão da análise do negócio com a Somos no Cade era considerada importante para que esses novos negócios pudessem se tornar públicos.

A incorporação da Somos acelera os planos da Kroton no segmento de ensino básico. A companhia, que hoje já lidera o setor de ensino superior, criou uma holding, chamada Saber, para concentrar os negócios no ensino básico. Por meio da Saber, a Kroton já vinha buscando aquisições de pequeno porte no negócio de escolas e tem planos para crescimento orgânico.