Após bonança, startups freiam gastos

Startups: nos últimos meses, quando várias companhias de tecnologia deixaram de contratar e passaram a demitir (Crédito: Pixabay)
Bolsas de academia da Nike, tênis da Adidas com o logotipo da empresa, câmeras do tipo Polaroid… Esses eram “presentinhos” que grandes startups brasileiras, que amealharam investimentos bilionários, costumavam dar a seus funcionários até pouco tempo atrás. Esse tempo de gastos supérfluos, no entanto, chegou ao fim nos últimos meses, quando várias companhias de tecnologia deixaram de contratar e passaram a demitir, para cortar custos. Deve ser o início de uma realidade bem mais austera para o setor.
Segundo especialistas ouvidos pelo Estadão, como o dinheiro estava farto em todo o mundo até o ano passado, em uma fase em que os juros baixos impulsionavam investimentos mais arriscados, não havia preocupação de que a torneira de recursos poderia secar. Mas a guerra na Ucrânia e as altas de juros ao redor do mundo mudaram essa realidade.
+ Cenário do setor deve se manter difícil e há risco de mais demissões
Amure Pinho, fundador do fundo Investidores.VC, acredita que as demissões são a ponta do iceberg do que as startups devem enfrentar daqui em diante. “Pode haver redução de verbas de marketing e ajustes de orçamento e estratégia. Essa tendência vai afetar startups de todos os setores”, afirma.
‘EUFORIA’
O exemplo da startup do setor imobiliário QuintoAndar evidencia bem essa “virada”. Poucos meses depois de distribuir centenas de câmeras de R$ 300 para boa parte de seus funcionários e parceiros, a companhia ganhou os holofotes ao fazer uma série de cortes na equipe. Enquanto internamente se comentava de uma redução de 20% no quadro de 4 mil funcionários, o fundador e presidente da startup, Gabriel Braga, fala em 4%. Ou seja, oficialmente cerca de 200 pessoas foram desligadas. “É um ajuste do nível de euforia”, admite.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Veja também
Tópicos
Abre Centros de distribuição e-commerce comércio online armazenamento como comprar em parcelas cortes custos decacórnio o que é decacórnio startups significado decacórnios valor e-commerce armazenamento e-commerce depósitos em bairros e-commerce extra mile e-commerce frete e-commerce garagens edtech espaços vazios e-commerce fashiontech Fintech fracionamento Mastercard o que é e-commerce o que é um unicórnio O que é uma startup como funciona? O que é uma startup exemplos? o que é uma startup? o que são decacórnios Para que serve uma startup? parcelar sistemas de pagamento parcelas sem juros PayPal qual cidade tem mais startups quantas startups tem o brasil? quantos decacórnios mundo que cartão permite comprar em parcelas shopee shopee é confiável shopee procon shoppe china startup captação de recursos startup como funciona startup de pagamentos startup é só tecnologia? startup ipo startup nation startup significado startup tradução startup venture capital startups startups américa latina startups Brasil 2022 startups crescimento brasil startups de sucesso startups investimento startups performance resultados 2022 startups setores unicórnios vagas unicórnios