Giro

Após blecaute no MA, Aneel cobra esclarecimentos e ações da EDP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobrou esclarecimentos à EDP, dona da empresa Transmissão Maranhão I, sobre a queda de um cabo da rede de transmissão em construção que causou um blecaute no Maranhão. A falha deixou moradores de vários bairros da capital São Luís e região metropolitana sem energia elétrica na manhã desta sexta-feira, 8.

Segundo a empresa, o desligamento foi causado pelo desprendimento de um cabo durante a obra de construção do novo empreendimento, que cruza a estrutura já em operação da Eletronorte.

O equipamento atingiu quatro linhas, o que desligou a carga da Equatorial Energia, distribuidora que atende o Estado. O fornecimento de energia foi interrompido por volta das 8h25 pela manhã e normalizado por volta das 12h33.

Em nota, a agência ressaltou que o blecaute “não tem qualquer motivo estrutural, tratando-se de um acidente de uma obra que tem, justamente, o objetivo de melhorar o atendimento em São Luís.”



Segundo a Aneel, a equipe de fiscalização da agência já havia alertado a EDP e o Operador Nacional do Sistema (ONS) em dezembro sobre os riscos associados ao cruzamento de linhas de transmissão, ainda que fosse necessária. “A Aneel já vem também debatendo com o ONS e empresas medidas para minimizar riscos ao sistema quando o cruzamento de linhas se mostra necessário.”

No ofício encaminhado nesta sexta à EDP, a agência cobrou também ações mitigatórias para evitar que novos acidentes como o que causou o blecaute aconteçam.

O órgão regulador informou também que uma equipe fará uma fiscalização específica para apurar a falha desta sexta-feira.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel