A Snowflake, uma empresa de armazenamento de dados em nuvem, estreou nesta quarta-feira (16) no mercado acionário com o maior IPO da história entre empresas de software. A companhia, que conta com o apoio da Salesforce e da Berkshire Hathaway, do magnata Warren Buffett, levantou US$ 3,4 bilhões na abertura de capital.

Foram ofertadas 28 milhões de ações na Nasdaq a US$ 120 por papel, valor acima do projetado pelo mercado que ficava entre US$ 100 e US$ 110 e ainda maior do que a expectativa do início do mês, que girava entre US$ 75 e US$ 85.

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Agora, o valuation da empresa é de US$ 33,3 bilhões, colocando-a entre as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Segundo a CNN, o IPO da Snowflake puxa a lista de outras companhias consideradas “unicórnios” nos EUA, como o Airbnb, Palantir e a DoorDash, todas com expectativa de abrirem capital ainda este ano.

Segundo relatório entregue à Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, a empresa possui mais de 3 mil clientes, o dobro do registrado um ano atrás. São 146 empresas que integram o Fortune 500.

No primeiro semestre, a companhia teve receita de US$ 242 milhões.

Entre os investidores da Snowflake estão Frank Slootman, CEO da companhia e fundos de investimento como a Altimeter Capital, ICONIQ Capital, Redpoint Ventures, Sequoia e Sutter Hill.

A parceria com a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett surgiu na semana, após o anúncio de que o fundo comandado pelo magnata e a Salesforce iriam comprar US$ 500 milhões em ações em uma colocação privada após o IPO.

Às 16h20, os papéis da empresa eram negociados a US$ 260, alta de 1063%. Logo após o inicio das negociações da Snowflake, por volta das 13h45, houve um boom de compras e as ações bateram a casa dos US$ 292.