Em expansão nos últimos anos, os serviços de entrega passaram por uma verdadeira prova de fogo com a pandemia da covid-19 e tiveram de se adaptar rapidamente ao volume de demandas e ofertas que surgiram de repente.

Segundo o levantamento Delivery Refeições e Produtos, da CVA Solutions, os brasileiros melhoraram sua percepção sobre os aplicativos de entrega. A nota média dada aos serviços foi de 8,51 neste ano – em 2020 a nota foi 8,09.

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A pontuação dos serviços de delivery aumentou porque o total de problemas reportados diminuiu entre 10 e 22% em 12 meses. Ou seja, as empresas passaram a dar mais atenção às reclamações dos clientes e o feedback sobre o atendimento foi positivo.

Foram ouvidas 3.200 pessoas de 13 regiões metropolitanas do Brasil, entre junho e julho deste ano.

O iFood foi escolhido como aplicativo preferido para entrega de refeições (55,2%) e produtos (30,5%), além de conquistar a liderança no quesito Força de Marca. Na seção de refeições, apps como o AiqFome, UberEats, 99Food, Rappi e Delivery Much também estão entre os mais usados.

Para entrega de produtos, os clientes usam e avaliam muito bem Magalu, Mercado Livre, Amazon, Uber, Rappi, Americanas e Zé Delivery.

O índice de reclamações caiu de forma moderada, saindo de 60% no ano passado para 58% agora. Entre os problemas mais comentados estão demora na entrega (29,2%); falha com cupom de desconto (16%); dificuldade em falar com o entregador (9,5%).

Outro ponto importante: 46,9% dos entrevistados que reportaram as reclamações tiveram os problemas resolvidos, enquanto outras 80,1% das resoluções de problemas foram avaliadas como satisfatórias.

O tíquete médio aumentou de R$ 50,05 para R$ 44,60, com os gastos mensais subindo 9,6%, saindo de R$ 225,06 em 2020 para R$ 246,71.