A evolução tecnológica tem contribuído para melhorar a vida das pessoas e empresas. Agora uma nova funcionalidade vai ajudar o acompanhamento médico dos pacientes. O professor Ralph Maddison e o Dr. Jonathan Rawstorn do Instituto de Atividade Física e Nutrição de Deakin desenvolveram uma plataforma digital para celulares que permite que médicos acompanhem os programas de exercícios de reabilitação de pacientes com problemas cardíacos.

+ iPhone e Apple Watch ajudam médicos a monitorarem pacientes cardíacos

De acordo com Olhar Digital, Rawstorn disse que a reabilitação cardíaca salva vidas, mas muitas pessoas perdem porque não podem participar de programas hospitalares, e relativamente poucos serviços de reabilitação australianos oferecem alternativas.

O ‘The Smartphone Cardiac Rehabilitation, Assisted Self-Management’ ou apenas Scram envia os dados dos pacientes pelo sistema de armazenamento na nuvem para seus médicos, permitindo que os especialistas monitorem, verifiquem o desempenho e personalizem as atividades.

A estimativa é que as pessoas que fazem um programa de exercícios de reabilitação cardíaca têm 30% de redução do risco de morte por causas cardiovasculares e 20% de redução do risco de hospitalização, mas as taxas de frequência são baixas. Mesmo antes da Covid-19, apenas de 20 a 30% das pessoas elegíveis participavam de programas de reabilitação.