O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acaba de anunciar que a campanha de vacinação da covid-19 nos Estados terá início nesta segunda-feira (18), às 17h.

A confirmação ocorreu nesta manhã, durante coletiva de imprensa junto aos governadores, no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

+ Campanha de vacinação em SP começa na segunda com foco nos profissionais de saúde

A carga do imunizante tem 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, a Coronavac, e terá distribuição proporcional aos estados.

A logística das vacinas será realizada por aviões e caminhões – sendo uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50.

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina da Oxford no país.

São Paulo

A vacinação contra a covid-19 em São Paulo já começou, no complexo do Hospital das Clínicas, para profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia.

O cronograma anunciado anteriormente pelo governo, que previa datas para idosos e outros grupos deixa de valer devido à distribuição do imunizante para os demais Estados.

Por isso, ainda não é hora de se dirigir a postos de vacinação. Mas já é possível realizar o pré-cadastro para receber a aplicação do imunizante por meio deste site.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a campanha de imunização contra a covid-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal.

Conforme o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

O cronograma inicial será readequado dentro da disponibilidade de vacinas, informa a Secretaria.